Entrando no mercado de design – A Determinação

Como citei no post anterior sobre o assunto, é necessário um portfólio bem feito que você goste, mas o portfólio não se faz por si só, é preciso ter determinação, é esse o tema do post de hoje.

Quando você esta entrando no mercado você não tem trabalhos tão magníficos (a não ser em casos raros) pois não trabalhou com um diretor de arte para auxiliar, um ponto muito útil para você aprender seu estilo e passar a ter mais noção do que ficaria melhor e tal.

Então como me destacar no meio da multidão enfurecida tentando entrar nesse mercado? A resposta é a determinação, meu primeiro trabalho foi na área de design e criação, já em agência, meus colegas de faculdade falavam para eu desistir e começar e marketing (onde o estágio é mais fácil) e depois passar para criação… Realmente para se entrar no mercado é difícil, porém com vontade você entra, só tem alguns pontos que você precisa para entrar:

* Gostar do que faz, não adianta querer trabalhar em design se essa não é a sua praia, pois estando lá você vai ser colocado á prova se gosta mesmo ou não, e só fica realmente quem gosta.

* Ter determinação para não desistir no primeiro não, Essa é mais complicada, pois eu recebi o primeiro trabalho logo na minha primeira entrevista, mas já havia enviado inúmeros currículos que nem obtive resposta, você não pode desanimar, tem q sempre estar encima das agências mandando currículo e fazendo contatos. O ponto chave esta no primeiro tópico, pois se você realmente gostar, você não irá desistir.

* Fazer contatos sempre que possível, se você faz faculdade na área ou cursos, faça bons amigos, seja sempre antencioso e verdadeiro, não adianta pedir emprego para quem você nunca olhou na cara direito, todo mundo conhece muita gente, nunca menospreze um contato por mais fora da área que pareça. Outra dica boa para dar é para sempre ser sincero com o professor se possível ter um vículo de amigo com ele, pois ele está constantemente na área, e consequente mente pode te indicar para uma vaga. É o caso de um novo estagiário na agência ondse eu trabalho, o dono da agência falou com um professor que deu aula para ele na faculdade (tinha ele no msn) e o mesmo indicou um aluno que era esforçado, agorapense comigo, se você cabula aulas, só zoa na aula, não ta nem ai para o professor, você acha que ele irá te indicar para algo?

* Demonstrar no currículo a área desejada, essa informação eu obtive ultimamente com um artista que eu mandei o currículo pensando que ele tinha uma empresa, ele foi realmente muito simpático e falou que não tonha estrutura para ter um negócio, que trabalhava como freelancer, e me deu dicas no currículo, falando que eu deveria dizer no currículo que área queria, mostrar interesse lá também, Currículo será um tema que abordarei no próximo post da série.

Bom então fica a dica, seja você mesmo e tenha vontade de estar na área, com isso o emprego perfeito aparece.

2 comentários

  1. […] Após feito o portfólio e o Currículo Chegou a hora de realmente provar sua determinação! […]

  2. Gostei das dicas acima, elas de fato me deram uma luz no que devo fazer.

    Cara só um toque.Faz uma revisão no texto por causa dos erros, fica feio para um blog daora ter errinhos bobos de ortografia e escrita quando o texto ta bem editado.

    “…na agência ondse eu trabalho, o dono da agência falou com um professor que deu aula para ele na faculdade (tinha ele no msn) e o mesmo indicou um aluno que era esforçado, agorapense comigo, …”

    Vou acompanhar seu blog.Curti

    Abrax


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

