Entrando no mercado de design – O Currículo

Falando de Currículo neste post, devo antes de dar dicas sobre o msm, falar da importancia dele.
Muitas pessoas acham que a primeira coisa a ser feita é o currículo, mostrar ao mundo os cursos que você fez e esperar que eles deduzam o que você é capaz de fazer, isso está errado.
O mais importante é o portfólio, não adianta você querer uma vaga em criação e design sem ter trabalhos para mostrar o que você sabe fazer, de que adianta estudar nos melhores centros de ensino na área se você não tem trabalhos para mostrar, seu estilo, o que você faz com as ferramentas.
Visto isso, sim o currículo é muito importante, é ele que vai fazer você olhar para o portfólio caso ele não tenha sido visto logo de cara, é ele que vai polpar tempo de explicações duas, e vai dizer onde você aprendeu a fazer.
Bom para fazer um bom currículo você tem que seguir os padrões, msm no meio de apresentar seja diferente, o jeito que você organiza o conteudo tem q ser o mesmo, facilita a leitura para o contratante.
Vamos aos passos:

* Sobre você, comece falando seu nome, rg (e/ou CPF), data de nascimento (e idade, sim precisa de idade, não faça o contratante fazer contas, isso atrasa ele para ver seu portfólio), seguido de seu endereço e contato (cel, tel e email).
* Sobre a área, cite a área desejada, ultimamente um grande ídolo meu na área falou para mim que seria melhor colocar mais do que a área em si, pois eu tentei abranger pois quero design, publicidade e criação de um modo geral, ele falou que seria melhor centrar, fazer um pequeno texto (de umas 3 linhas mais ou menos) sobre a área que você quer e por que, não tive tempo de mudar meu currículo, mas já adianto que irei fazer uns 3, um para cada área.
* Sobre a carreira, agora sim é a hora de falar dos cursos, fale a instituição, o curso e a duração (início e término, caso ainda não tenha terminado coloque “em andamento” ou algo do genero), cite todos os cursos, isso é muito importante.
* Sobre os conhecimentos, diga o nível dos softwares que você conhece com os cursos, tem uma história que um povo me falou que um cara colocou no currículo como se fosse a vida de um personagem em jogo de luta… o nível é isso.. o quanto você sabe de determinado programa, avançado, intermediário e básico.
* Sobre a experiência, sei que muitos que estão lendo este post não tem experiência, pois precisa saber onde colocar, se você possui é bom colocar. Ponha como se fosse um curso, a instituição, o cargo (função) e duração.
* Sobre palestras e worksshops, esse tópico não sei se funciona, pois nunca “ganhei” nada por ver palestrar, só o conhecimento em si… mas é bom colocar, antes errar para mais do que para menos. Coloque a instituição e as palestras que mais te acrescentaram algo.
* Sobre o portfólio, (você achou que ia se livrar? hahaha o carma de criação é o portfólio, ou pasta..) cite link caso tenha site, etc.

Bom espero que tenha ajudado.
Qualquer dúvida me mandem um email, contato está na área “sobre quem escreve”.

Como disse nos posts anteriores, não sou o dono da verdade, só quero passar o que eu acho! se tiver uma discordância me mande no email.

Anúncios

1 Comentário

  1. […] fazer Portfólio, Currículo e estar mandando e-mails, você verá como fica mais fácil conseguir entrevistas, mas o trablho […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s